curiós

Criação de curió: temporada entre outubro e fevereiro

Após um ano, os Curiós já estão prontos para a reprodução. Esse período de acasalamento começa em outubro e dura até fevereiro com o término do verão.

A tecnologia está melhorando e, desde a década de 1980, os procedimentos de gerenciamento científico estão sendo transmitidos e dominados pela maioria dos observadores de pássaros. As gaiolas são o ambiente mais utilizado para os criadores conduzirem o processo de criação, pois permitem que as aves sejam manipuladas e permitem um controle mais efetivo da temperatura, ventilação e umidade nos criadouros.

Confira neste artigo mais sobre a temporada de reprodução de curiós entre outubro e fevereiro.

criação de curió

Como é a temporada de reprodução de curiós entre outubro e fevereiro?

Machos e fêmeas não devem viver juntos. Primeiro, por terem fortes instintos territoriais, brigas sérias podem ocorrer. Então, mesmo que eles não briguem, eles perdem o benefício mútuo e não acasalam. Eles só devem ser mantidos na mesma gaiola durante a época de reprodução e apenas durante o período de acasalamento. Não basta unir o casal, mesmo na fase reprodutiva, é preciso namorar. Mas tem um detalhe: eles não podem se ver, só podem se ouvir.

O macho começará a cantar para a fêmea e esta deverá pedir “gala” ao macho. Após uns 20 a 30 minutos de observação você poderá tirar a divisória. Imediatamente o macho deverá realizar a “cobertura” da fêmea.

Há vários sinais de que chegou a hora do acasalamento: as fêmeas visitam o ninho com frequência, movimentam-se muito, carregam algum sisal ou raízes (coloquem feixes de sisal ou raízes na gaiola para estimular as fêmeas a preparar o ninho) e aumentam o consumo de água. Quando a fêmea começa a agachar (pedido para acasalar) ao ver o macho, o acesso lateral disponível na gaiola deve ser aberto para permitir que o macho entre na gaiola da fêmea.

Repita o processo por dois a três dias, até que a fêmea bote o primeiro ovo (cerca de 2 a 4 dias após a primeira gala).

A fêmea de curió botará de 2 a 3 ovos por postura e a eclosão ocorre cerca de 10 dias após o início do choco.

Gaiolas e locais para os curiós se reproduzirem

Existem muitos modelos dessas gaiolas para reprodução de curiós, gaiolas inteiramente de arame devem ser preferidas, pois são as mais higiênicas e mais fáceis de controlar. Para higienizar uma gaiola de arame puro, basta mergulhá-la em uma solução contendo o melhor desinfetante.

O tamanho ideal da gaiola é de 50 cm x 28 cm x 36 cm, sujeito a alteração de acordo com a disponibilidade de espaço. Deve haver uma divisória no centro caso você queira isolar o casal ou o filhote. Uma capa protetora deve ser usada para isolar cada gaiola e evitar contaminação entre elas. Além disso, a tampa acomoda as mulheres, mantém o ponto de fuga e ajuda a eliminar o estresse, criando um nicho para isso.

Gostou de saber um pouco mais sobre a fertilidade e reprodução de curiós?

Aproveite e leia o artigo Como criar curiós

Esperamos que você tenha sucesso na temporada de reprodução do curió em sua criação.

Faça parte do nosso portal de criadores e amantes de curiós, acesse aqui

Até o próximo artigo =)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *