Se você está pensando em criar curiós, deve estar se perguntando como é a alimentação de curiós, não é mesmo? Sendo assim, para ajudar você, reunimos neste artigo todas as informações sobre a alimentação dos curiós. Confira!
O curió (Oryzoborus angolensis), também é conhecido como avinhado e papa-arroz, é nativo do Brasil e pode ser encontrado em todo o território nacional. O pássaro é da família do fringilídeo, a mesma de outros conhecidos cantores como, as patativas e os canários! O curió se distingue por seu canto corrido.
Características curió
O curió mede cerca de 13 cm. Além disso, seu bico é curto e preto, o que a torna um dos pássaros mais belos. O Brasil possui uma vasta diversidade de pássaros e assim, o curió corre o risco de ser extinto.
Como vimos acima, o seu bico é robusto e poderoso, servindo para triturar as duras sementes de tiririca.
O curió é um pássaro inquieto, e vive a pular de um poleiro para outro, quando criados em gaiolas ou cativeiros. Sobre a sua coloração, o pássaro é marrom quando jovem e, após completar 420 dias, suas penas ficam pretas com apenas uma mancha branca na asa. Sua barriga e peito ficam na cor vinho.
A fêmea apresenta uma cor marrom, com um tom mais claro no peito, mesmo após adulta. Por outro lado, o macho possui um colorido inconfundível, pois apresenta barriga e peitos avermelhados e o restante da plumagem preta.
Embora a lei proteja a espécie, é difícil impedir a caça predatória da ave. Outro ponto determinante para a extinção do curió é o desmatamento, que está destruindo seu habitat. Sendo assim, a criação comercial do pássaro é permitida apenas em criadouros autorizados.

Alimentação curió
A alimentação de curiós em criação é de exclusiva responsabilidade do dono do pássaro. Portanto, lembre-se que o curió está impossibilitado de procurar o seu próprio alimento!
Em seu habitat a alimentação do curió é composta principalmente de sementes de gramíneas, como grama e capim, e também diversas frutas.
Principais sementes na alimentação
Você pode oferecer diariamente uma boa mistura de sementes composta por 70% de alpiste, 20% de painço branco, 10% de painço verde. Além disso, você pode oferecer em pequenas porções, painço português, senha, milheto, quirera de milho, arroz com casca, níger e aveia. Assim, você realiza a mistura em sua casa ou então compra.
Verduras e legumes para curió
Sempre busque informações sobre a origem dos alimentos. Sendo assim, muito cuidado na hora de comprar frutas e verduras para seus curiós. Não forneça alimentos que tenham tido contato com inseticidas ou estar começando a estragar.
Verduras como almeirão, chicória, espinafre, catalônia e couve, e legumes como jiló, abobrinha, milho poderão ser dados ocasionalmente durante todas as fases da criação do curió.
Cuidados finais com a alimentação para curió
Não se esqueça da água! Tem que ser filtrado, refrescado e servido em um dispensador de água limpa todos os dias. Você terá que intensificar as mamadas durante a época de reprodução do filhote. Dessa forma, você terá um casal mais forte e o filhote terá mais chances de sobrevivência. O uso de alimentos vivos, como larvas de mosca branca, ajudará você a obter ótimos resultados.
Como você viu neste artigo, uma boa alimentação para curió irá garantir a saúde e o bem estar da sua ave, então tenha uma grande atenção com este item!
Aproveite e leia nosso artigo sobre os tipos de cantos dos curiós.
Siga também nosso instagram
Até o próximo artigo =)